segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ó céus!!!

             Hoje, peguei uma folga, pois precisava ir ao colégio da filhota. Crise existêncial é froid. Apesar do governo japonês anunciar que o ensino médio será gratuito (e precisa ser, urgente), ainda não foi aprovado pelo parlamento. As custas disso, mesmo no Koukou (seria o antigo colegial), os gastos no primeiro ano chegam a uns 600 paus por baixo. Só o dinheiro que será usado para as despesas do colégio ficam aí em torno de uns 240 paus. O uniforme 150, seguro em torno de 50 paus anuais ( você tem que ter seguro de bicicleta, seguro de acidentes, seguro de saúde, etc). Material uns 30 paus... refeição.... e tem também o bukatsu, ou, os grupos, sejam esportes, musica, arte etc.
              Para os marinheiros de primeira viagem, comecem a fazer poupança assim que os filhos nascerem, pois o "bicho pega". Existem ajuda financeira das mais variadas formas, que vão de bolsas de estudo até empréstimos do tipo shuussei barai (paga depois que conseguir trabalho, promoção dentro da empresa etc). Os juros são camaradas...mas juros são juros, é bom pensar bem antes de solicitar pois, de forca pode se tornar uma guilhotina!!!
              Eu? Amo meu pescoço!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ahhhhhhhhhh eu tô malucooooooooo
shark

2 comentários:

  1. eu vou te animar: vc que é jovem, que é brasileiro, que ta no japao oh carma....tem que gambatear mais ainda. entao gambatte! kkkkk

    qdo minha menina entrou no kotogako eu nao pagava hoken, era escola particular, quase morri 3 anos pra pagar 33mil de mensalidade 540 mil de inscricao, mas 150 mil de uniforme, fora as despesas de trem e lanche...etc etc que nao me lembro

    meu sonho continua sendo o mesmo: ganhar na loteria.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk, esse é o sonho de todo brasileiro...pena que acabou o bolão kkkkkkkkk

    ResponderExcluir