domingo, 17 de janeiro de 2010

Estás preparado para o jishin?

             Há quinze anos, no dia 17 de janeiro de 1995, às 5:46 da manhã, ocorreu um dos maiores tremores de terra, que arrasou com a cidade de Kobe na província de Hyogo. O Hanshin Awaji Dai Shinsai. Cerca de 6434 pessoas morreram neste terremoto. Várias construções desabaram, depois os vários focos de incêndio completaram a destruição.
       Na última semana, o Haiti também foi atingida por um terremoto. O país inteiro está em estado de calamidade.
       Durante os meus quase 20 anos de Japão, tenho ouvido falar sobre o Tokai Jishin cujo risco é maior ainda pois praticamente em cima das placas está uma usina nuclear (Usina Nuclear de Hamaoka). Apesar de ser construida para aguentar o "tranco", ninguém garante 100% de que não haverá vazamento nuclear. Eu por exemplo não "boto a mão no fogo".
        Vale lembrar que, a mídia sempre divulga, em novembro sempre há treinamentos, em todos os lugares existem manuais em todos os idiomas. Devemos sim estar preparados. Conhecer os locais para refúgio, prender os móveis (principalmente aqueles que ficam na entrada das residências), haja visto que em quase todos os locais que houve terremoto, muita gente ficou presa dentro de casa pois as saídas estavam obstruidas por móveis e objetos que acabaram caindo.

         Além disso, os Kits de sobrevivência com o mínimo para sobreviver durante 3 dias... Ou você acha que o "konbini" da esquina estará funcionando e o "jidou hanbaiki" vai estar vendendo "juusu"???Esse eu ví na net, custa 9.000 e dá para duas pessoas.

Galões de água são necessários, pois por um bom tempo não haverá água nas torneiras sendo assim é preciso ter um desses para poder pegar água que será fornecida pelos "carros-pipa".

"Antes previnir que remediar"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ah eu tô malucoooooooo
shark

Nenhum comentário:

Postar um comentário